Viagens | Praias do Coração #3
Mylopótas (Ios, Cíclades, Grécia)
A ilha de Ios é conhecida sobretudo pela sua animação – assim uma espécie de Ibiza à moda grega – e por esta fantástica praia: um quarto minguante de areia clara desdobrando-se por mais de um quilómetro de comprimento, com um mar tranquilo de cor esmeralda enchendo a paisagem até ao horizonte. A estrada que acompanha toda a praia está cheia de restaurantes e bares, e tanto é possível ficar de perna esticada na areia como praticar todos os típicos desportos de praia e náuticos. Muito concorrida em Julho e Agosto, o seu maior encanto revela-se nos outros meses de Verão e sobretudo ao lusco-fusco, que lhe dá um ambiente maravilhosamente etéreo.
Ponte Velha (Cabreira, Góis, Portugal)
Esta praia fluvial é um verdadeiro mimo e – melhor ainda! – é pouco conhecida. Foi renovada há poucos anos e o local continua em excelentes condições. O rio Ceira foi represado para formar uma espécie de piscina, caindo depois em cascata para mais à frente passar na dita Ponte Velha. Tem árvores, local para churrascos, e as casas de pedra da antiga aldeia, agora abandonada, foram também já restauradas. Habitualmente pouco frequentada, é um verdadeiro oásis de tranquilidade.
Salgados (Pêra, Algarve, Portugal)
A praia dos Salgados foi durante bastantes anos a “minha” praia no Algarve. Comprida e arejada, quase sem ondulação nos meses mais quentes, e com o bónus de ter o seu parque de estacionamento junto à lagoa do mesmo nome, lugar de poiso e nidificação de muitas aves. A lagoa foi entretanto dotada de passadiços de madeira, que servem tanto para proteger as suas características de habitat natural como para percurso de passeio e observação. Em tempos muito pouco frequentada, a proliferação de empreendimentos turísticos na zona tornou-a mais popular e descaracterizou completamente a paisagem das estradas que lhe dão acesso, mas mesmo assim continua a ser uma praia bonita e com qualidade.
(continua)
__________________________________________________________________
Publicado em Inominável nº 15
por Ana CB autora do blog Viajar. Porque sim