“Na Primavera apetecem morangos…”
Os dias mais quentes estão a chegar e com eles chega também a vontade de refeições mais leves e frescas, com muita água e muita fruta. Sem sombra de dúvida que os morangos são a fruta mais tentadora e mais apreciada desta época além de que, desde sempre, são conhecidos como o fruto da paixão.
É um fruto muito aromático, doce e refrescante, e o pico da sua produção é o mês de abril. Tem um baixo valor calórico ideal para quem está de dieta, pois tem 29Kcal por 100 gr. Comparado com outros frutos, o morango tem um teor elevado de antioxidantes (vitamina A, vitamina C e flavonoides), vitamina B (vitamina B3 e ácido fólico) e minerais (cálcio, potássio, magnésio e ferro). Assim, o morango é um fruto que contribui para o fortalecimento dos ossos, do cabelo e da pele, e evita a retenção de líquidos.
São das frutas mais utilizadas em receitas podendo ser servidos de mil e uma maneiras (ao natural, em sumos, batidos, sobremesas, bolos, tartes, gelados, mousses, compotas, etc.).
Benefícios do morango
- combate a hipertensão arterial;
- é ideal para as pessoas que sofrem de ácido úrico, uma vez que possui ácido salicílico;
- ajuda a regular os níveis de colesterol no sangue;
- é indicado para as pessoas que estão a lutar contra o peso, uma vez que é um fruto
indicado para a elaboração de sobremesas pouco calóricas; - por conter diversos minerais, é utilizado no combate e na convalescença de doenças
degenerativas; - é ótimo para auxiliar na eliminação da pedra nos rins;
- é um ótimo purificador do organismo, e por isso auxilia no tratamento de doenças como
a artrite, a gota e o reumatismo; - aumenta a resistência a infeções;
- devido aos antioxidantes, previne as doenças cardiovasculares;
- tem um efeito diurético;
- auxilia no combate à anemia e à fadiga, devido ao teor de ferro que possui.
Pavlova de doce de ovos com morangos
Ingredientes:
Pavlova
6 claras
250 gr de açúcar
1 colher de sopa de farinha Maizena (amido de milho)
1 colher de sopa de vinagre
Doce de ovos
6 gemas
6 colheres açúcar
6 colheres de água
Morangos q.b.
Preparação:
Ligar o forno a 180ºC. Bater as claras em castelo e ir acrescentando o açúcar a pouco e pouco, até ficarem brilhantes e duras. Juntar depois a farinha Maizena e o vinagre e envolver bem. De seguida, forrar um tabuleiro com papel vegetal e colocar as claras na forma que lhe quiser dar. Baixar o forno para 120º e colocar a pavlova no forno. Deixar cozinhar durante 1h30 sem abrir a porta do forno. Ao fim desse tempo, desligar o forno deixar lá dentro-até arrefecer completamente. Pode fazer também mini-pavlovas em vez de 1 grande. Leve a ferver durante 5 minutos o açúcar e a água. Mexa as gemas e junte 2 colheres da calda nas gemas, para não cozerem. Junte então as gemas à restante calda e sem parar de mexer deixe engrossar até ao ponto desejado. Depois de frio, deite por cima da pavlova. Lave os morangos, corte-os e coloque-os por cima do doce de ovos. Sirva de imediato.
"Margarita" de morango
Ingredientes:
30 gr açúcar
200 gr de morangos congelados
sumo de 1 limão
125 ml de tequila (pode substituir por licor beirão, tire o açúcar, vodka ou outra bebida a gosto)
sal
Preparação:
Triture os morangos com o açúcar e o sumo de limão. Depois de ficar uma mistura homogénea junte a bebida alcoólica e mexa devagar. Molhe a borda do copo com sumo de limão e adira o sal. Coloque então a margarida dentro do copo e sirva de imediato.
(continua amanhã)
______________________________________________________________________
Publicado em Inominável nº 3
por Dona Pavlova autora do blog Dona Pavlova e participante nos blogs Aprender uma coisa nova por dia, Clube de Gatos do Sapo e Amigos dos Animais