Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Revista Inominável

A revista para lá da blogosfera!

Sex | 11.05.18

Lá vem a Noiva | Regras de etiqueta dos convidados num casamento

Considero-me uma noiva pouco exigente. Não exijo nada aos meus pais, nem aos meus padrinhos, nem sequer sou picuinhas com a roupa dos meninos das alianças e muito menos exigente sou com os convidados. No entanto, nestas andanças de casamento têm-me testado - coisas de amigos - sobre como reagiria a possíveis comportamentos dos convidados, e assim tenho dado por mim a perceber que existe uma espécie de livro de etiquetas para os convidados de um casamento. Possivelmente, um livro que nunca ninguém viu, mas que toda a gente conhece. Partilho com vocês algumas regras que até à data desconhecia:

Nunca ir de branco a um casamento - aparentemente, esta é uma regra extremamente importante do dress code dos convidados para irem a um casamento. Ora aí está algo que pouco me importa (mas que ao noivo talvez já faça alguma diferença). Pelos vistos é altamente insultuoso para a noiva um convidado surgir vestido de branco; para mim pouco me importa, sei que serei o centro das atenções (o que por acaso me deixa um nadinha receosa) e que nem prestarei muita atenção ao que cada um dos convidados traz vestido. Não sou pessoa de dar atenção a esses pormenores, quanto mais valorizá-los!

Atenção ao álcool - acho que este será um dos pontos mais difíceis de controlar na festa. Qual é o casamento que não tem aquele amigo mais bêbado no final da noite, ou aquele tio que nunca dança e até agora não parou? Pois… Os convidados deveriam ter um nadinha de cuidado no comportamento que o álcool desperta ou ter um bocadinho de controlo, o que raramente acontece; mas também verdade seja dita, qual é a única vez na vida em que têm acesso livre a álcool sem terem de pagar por isso? Vá, por um lado até compreendo…

Responder aos convites atempadamente - esta toda a gente deveria saber, mas que acho pouco provável tal coisa acontecer, acho. Aposto com vocês que depois da data ainda vou andar a ligar para familiares e amigos a pedir a confirmação da presença na festa. Já por isso antecipámos algum tempo no convite a data de confirmação.

Não se despedir dos noivos antes de sair - Huuum… Admito que já o tentei fazer e apenas por uma razão: os noivos estão tão ocupados que se torna complicado. Mas vá, esta realmente é uma boa regra de etiqueta, é normal que os noivos queiram que as pessoas se despeçam deles, nem que seja para receber um abraço.

Armar-se em paparazzi - OH NÃO! Já consigo contar pelos dedos das mãos as pessoas que vão andar com o telemóvel a tirar fotografias a tudo e mais alguma coisa! Só não sabia é que este item já fazia parte das regras de etiqueta de um convidado o que, vamos admitir, devia estar expresso no senso comum de cada pessoa. Já estou a imaginar-me a entrar na igreja e ter pelo menos três pessoas de telemóvel ao alto para me fotografarem!

Volto a dizer, eu nem sou exigente, mas a verdade é que acho que muitas destas regras de etiqueta se prendem com um valor habitual que é o senso comum, que pelos vistos está a cair em desuso e a entrar em vias de extinção. Espero realmente que os meus convidados saibam usá-lo, e conhecendo como os conheço acredito que sim, tirando um ou outro. No entanto, se não souberem não estou minimamente preocupada, sou uma noiva bastante relaxada!

E vocês, cumprem estas regras de etiqueta quando vão a casamentos?

#13 noiva imagem.png

 __________________________________________________________________

Publicado em Inominável nº 13

por Just Smile, autora do blog Just Smile

Siga-nos no Bloglovin
 

2 comentários

Comentar post