Fotografia: A luz e o olhar | A fotografia aeronáutica - parte 2
(continuação)
O que devemos fazer? O que podemos explorar, dentro das condicionantes apresentadas, para fazer boas fotografias? A imaginação é sempre fundamental. Usar as condicionantes a nosso favor também. Se estiver um dia soalheiro podemos esperar pelo final da tarde e conseguir umas cores bem quentes, alaranjadas.
14Se for um dia mais escuro, podemos aproveitar o lusco-fusco de forma a obter uma composição mais fria.
Em dias chuvosos, a quantidade de água na pista pode criar belos efeitos quer nas aterragens, quer nas descolagens.
Se a fotografia aeronáutica vos interessar, podem informar-se sobre alguns aviões que têm a parte inferior (barriga) com pinturas, títulos, bandeiras, etc… Vão para a cidade, informem-se das zonas onde os aviões passam a baixa altitude e fotografem.
(ver galeria)
No caso dos aviões a hélices é importante fotografar com velocidades mais baixas, em detrimento de congelar rapidamente o motivo. Porquê? Porque não faz sentido ter o avião no ar e, na imagem, as hélices aparentarem estar paradas. É preciso criar a ideia de que as hélices estão em movimento. Há que garantir um bom foco, sem oscilações da câmara, para não desfocar.
Ou sejam audazes. Disparem sem pensar nas regras. Por vezes o resultado é surpreendente.
Usem a vossa criatividade, e já sabem, boas fotos!
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Publicado em Inominável nº 13
por Gil Cardoso autor do blog Gil Cardoso