Diabetes é uma doença que afeta cerca de 13,3% da população portuguesa, com idade compreendida entre os 20 e os 79 anos. Trata-se de uma “epidemia” a nível global pois, segundo dados da Organização Mundial de Saúde, o número de adultos com Diabetes quadruplicou em quatro anos, chegando a 422 milhões de casos. Em Portugal e no mundo, combater a Diabetes é um dos grandes desafios desta década. Quando falamos de Diabetes, referimo-nos a dois tipos: Diabetes Tipo 1Neste (...)
Eu não canso de me repetir, pareço bobo porque sou fraco. Parece que os homens são mesmo essa eterna repetição uns dos outros. Sei que um dia serei outro de verdade, mas por enquanto sou esse que não resiste ao peso do mundo e foge na primeira nesga de luz da manhã que pincela as delicadas pétalas da Amarílis. Quando eu for o outro que virá, serei forte e não serei bobo. Eu nunca mais me repetirei porque serei inédito como a nesga de luz da manhã que (...)
O tempo perguntou ao tempo quanto tempo o tempo tem! o tempo respondeu ao tempo que o tempo tem tanto tempo quanto tempo o tempo tem. O tempo tem graça. Tão depressa passa por nós sem darmos conta, assim num instantinho, como demora um tempo desgraçado a passar. Ainda ontem, ia jurar que tinha sido ontem ou, vá lá, no máximo anteontem, estava na maternidade, prontinha para o parto da minha filha mais velha. Prontinha prontinha não, que uma coisa era querer que a gaiata nascesse (...)
Consigo adivinhar a imagem mental que vós tendes de mim: um viciado em videojogos horrivelmente obeso e com pouca atenção à higiene, que não faz mais nada na vida senão estar permanentemente colado a um monitor CRT na cave da casa dos pais frustrados. Tal diz o cliché. Posso pelo menos dizer que não moro numa cave. Já é alguma coisa. Este tipo de criatura que eu descrevi seria tipicamente uma pessoa provavelmente anti-social, pelo menos à superfície. No entanto, os videojogos (...)
(continuação) Dia 5 – Cabo Girão – Fajã dos Padres – Ribeira Brava – Ponta do Sol – Madalena do Mar – Mudas (Calheta) – Jardim do Mar – Paul do Mar – Ponta do Pargo O dia de hoje será dedicado a percorrer a costa sul da ilha para oeste do Funchal, e a primeira paragem é no famoso Cabo Girão, um dos cabos mais altos da Europa: são 589 metros a pique sobre as fajãs e o mar, que desde há uns anos também podemos observar por baixo dos nossos pés através da (...)