Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Revista Inominável

A revista para lá da blogosfera!

Seg | 18.09.17

Play it Sam! | Let's Dance?

Play it Sam! | Let's Dance? #1

 

Se me perguntarem qual o filme musical de que mais gosto, tenho alguma dificuldade em responder. Poderia naturalmente falar do conhecidíssimo “Música no Coração” ou então do “Feiticeiro de OZ”, sem esquecer outras esplêndidas películas.

Todavia, foi em “Singing in the Rain” que encontrei a mistura ideal numa trilogia perfeita, a saber: cinema, música e dança.

 

 

No entanto, os anos que antecederam este filme, que é de 1952, vinham justamente marcados por um actor e respectivos pares femininos, numa extensa série de longas metragens que fizeram as delícias de muitos espectadores. Falo obviamente de Fred Astaire, por muitos considerado o rei da dança cinematográfica.

Talvez os mais novos que lerem esta breve prosa jamais tenham ouvido falar do galã dos anos trinta e quarenta, mas Astaire foi quiçá o grande impulsionador dos grandes filmes musicais em Hollywood, muito devido ao sucesso das suas fantásticas actuações, para as quais era extremamente rigoroso e perfeccionista.

É também certo que os seus brilhantes pares femininos ajudaram, e de que maneira, àquele sucesso. Recordo aqui um dos mais belos momentos com Ginger Rogers, talvez o par feminino mais perfeito para a dança de Fred Astaire.

 

 

Não são muitos os filmes onde música, cinema e dança se conjuguem de forma bem pensada e divertida. Faço aqui uma ressalva para os filmes de “Bollywood” onde há muita música, dança e qualidade… claramente duvidosa.

 

Play It Sam! | Let's Dance? #1

 

Após o filme onde Gene Kelly contracenou com uma Debbie Reynolds fantástica, passaram muitos anos até que novo filme deste género da sétima arte subisse ao grande écran.

Estávamos em 1977 e nesse ano surgia finalmente “Saturday Night Fever”, onde um actor dançava ao som dos irmãos Gibb, vulgo Bee Gees.

 

 

Falo justamente de John Travolta, que no ano seguinte surgiria noutro filme dançante, desta vez com a companhia belíssima australiana Olivia Newton-John e que foi, na altura, um estrondoso sucesso. Eis então “Grease”:

 

 

Nos anos seguintes surgiram novos filmes musicais. Com novas histórias, diferentes danças, mas outrossim carregadas de espectáculo. Entram neste rol os filmes “Flashdance”, “Footloose” e o mais conhecido de todos…

 

Play It Sam! | Let's Dance? #1

 

Curiosamente, este pequeno vídeo que nos é possível observar é um dos mais vistos da Internet, com perto de 250 milhões de visualizações.

 

 

Cinema, dança e música… três ingredientes luminosos e que juntos, de forma sublime, fazem muita gente feliz.

Eu incluído.

 

A gente lê-se por aí!

 

 

 

____________________________________________________________________

Publicado em Inominável nº 9
por José da Xã autor do blog Lados AB

Siga-nos no Bloglovin