Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Revista Inominável

A revista para lá da blogosfera!

Ter | 19.09.17

Na Desportiva | A época em que Wilt Chamberlain foi um bom lançador de lances livres #1

Na Desportiva | A época em que Wilt Chamberlain foi um bom lançador de lances livres

 

Na NBA, falando de domínio físico puro, talvez não tenha havido outro como Wilt Chamberlain, center dos Warriors (e também dos 76ers e Lakers). A única razão pela qual não é considerado, sem dúvida nenhuma, o melhor jogador de sempre na história do basquetebol, é porque nunca conseguiu transformar a sua soberania em campo em vitórias consistentes para a sua equipa.

 

Na Desportiva | A época em que Wilt Chamberlain foi um bom lançador de lances livres

 

Com (apenas) dois títulos conquistados, Chamberlain é o recordista pessoal em 72 categorias estatísticas da NBA. Para termos uma ideia melhor da sua supremacia:

- Maior média de pontos numa época: 50,4. Os cinco primeiros lugares são todos de Chamberlain, Michael Jordan é o sexto com 37,1. Para pormos isto em perspectiva, Chamberlain marcou 4.029 pontos na sua melhor época; Jordan marcou 3.041.

- Maior número de ressaltos num jogo: 55. O recorde de ressaltos de um jogador ainda activo é de Kevin Love, com 31.

- Mais pontos marcados num jogo: 100. Kobe Bryant é segundo, com 81, um valor inacreditável também, e Chamberlain é terceiro e quarto com 78 e 71.

 

Na Desportiva | A época em que Wilt Chamberlain foi um bom lançador de lances livres

 

Não há outro jogador como Wilt Chamberlain. Há muitos jogadores acima dos 2m que jogam basketball, precisamente porque têm mais de 2m, mas são lentos e desastrados. Chamberlain, com 2,16m, não era assim. Enorme, com uma envergadura inacreditável, gracioso, com precisão de movimentos e muito ágil. Excepto numa coisa: o lançamento livre.

 

 

____________________________________________________________________

Publicado em Inominável nº 9
por Alexandre Alvaro autor do blog Jogo do Sério

Siga-nos no Bloglovin