Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Revista Inominável

A revista para lá da blogosfera!

Seg | 19.06.17

Musicalizando com... Fingertips

Musicalizando com... Fingertips

 

Os Fingertips, como hoje o público os conhece, sofreram uma grande metamorfose, que leva muitos portugueses a identificar e reconhecer a banda em duas fases distintas: os Fingertips do Zé Manel, e os Fingertips do Rui e da Joana.

 

De facto, quando a banda foi formada em 2000 contava com o Zé Manel, atualmente conhecido por Darko, como vocalista. Com a sua saída da banda em 2010, e depois de chegarem a acordo sobre a continuação da utilização do nome da banda com a nova formação, foi lançado o Desafio RFM/LG - A Nova Voz Fingertips para encontrar o(a) próximo(a) vocalista da banda, com vários castings realizados em diversas cidades do país, que a Joana acabou por vencer! 

Rui confessa que foi uma decisão acertada, porque conheceram imensa gente cheia de vontade de cantar e descobriram que em Portugal há imenso talento. 

No que respeita à Joana, Rui afirma que ela entrou com a garra toda e abraçou totalmente esta oportunidade de ser a vocalista de uma das suas bandas favoritas, de fazer canções e viajar pelo mundo a partilhá-las com os seus fãs. 

 

Musicalizando com... Fingertips

 

Hoje, os Fingertips são duas pessoas: a Joana e o Rui. Duas pessoas completamente diferentes, unidas pela paixão em comum pela música. 

O Rui é o compositor das músicas. Tem um carácter bem misterioso que acaba por só se deixar ler um pouco mais quando pega num baixo para nele fazer riffs de guitarra! 

A Joana, para além de escrever as letras, é capaz de subir a um palco e pôr toda a gente a cantar. A ligação que estabelece com os fãs é muito forte. 

Nesta nova etapa foi inevitável também uma mudança a nível musical, em termos de estilo e sonoridade. 

 

Musicalizando com... Fingertips

 

Agora, vão compondo canções à medida que viajam pelo mundo a partilhá-las com o público, o que torna o processo muito mais dinâmico e divertido. E essa energia sente- se nas novas canções. 

Como descreve a banda, “É maravilhoso quando podes mostrar as tuas músicas pelo mundo fora. Partilhá-las com diferentes públicos. Viajar e conhecer novas culturas. Beber dessas diferentes culturas e ganhar inspiração para mais e melhor. É fantástico!”. 

E os Fingertips já passaram por diversos países como Japão, EUA, Brasil, Canadá, Inglaterra, Singapura, Austrália, França, Reino Unido, Holanda e China. 

Também Portugal pôde assistir, em 2016, a concertos inesquecíveis inseridos na Constellation Tour, onde deram a conhecer novos temas, como os hoje já bem divulgados “Out of Control” e “Kiss Me”. 

No passado dia 7 de abril os Fingertips apresentaram o seu mais recente single – “Somebody New” – uma canção sobre o amor, um amor profundo, verdadeiro e interminável que poderá durar para sempre, embora sendo obrigado a seguir dois caminhos diferentes. 

 

Musicalizando com... Fingertips

(clica para ver o videoclip oficial)

 

Acompanhem tudo sobre os Fingertips em facebook ou site oficial.

 

 

______________________________________________________________________

Publicado em Inominável nº 8

por Marta Segão, autora do blog Marta O meu canto e participante no blog Clube de gatos

Siga-nos no Bloglovin