Revista Inominável

A revista para lá da blogosfera!

Sex | 17.11.17

Fotografia: A luz e o olhar | preto e branco na fotografia

Preto e Branco… Ai o preto e branco na fotografia! P&B ou B&W, como está na moda.

Quando, em 1826, Joseph Nicéphore Niépce criou a primeira máquina fotográfica estava longe de imaginar que a fotografia proliferasse da forma como hoje a conhecemos.

Os primeiros registos de luz em negativo tinham apenas a combinação de duas cores; o preto e o branco.

A primeira fotografia revelada está longe de ter a qualidade e a definição a que estamos habituados, ou não estivéssemos a praticamente 200 anos de distância.

E se hoje todos nós utilizamos diversos dispositivos, sejam eles máquinas fotográficas, telemóveis ou outros, a primeira máquina fotográfica tinha um aspeto bem diferente.

Mas se a fotografia nasceu a preto e branco, nos tempos atuais há uma preocupação dos fabricantes em tornar tudo muito mais colorido. Isso leva o fotógrafo a outro passo para obter P&B: as câmaras digitais registam o reflexo da luz em cores, e só em pós-processamento é que lhe é retirada essa saturação.

Há algo que não muda desde os primeiros dias: fotografar é registar a luz.

Do lado do fotógrafo está sempre a sua visão, o seu ponto, a sua técnica e enquadramento.

Começar com uma fotografia com cor e retirar saturação de cor localmente até ficar com cor em apenas um elemento, pode proporcionar um resultado interessante.

Uma cor isolada permite-nos acentuar ainda mais essa cor num resultado a preto e branco.

A fotografia envolvendo pessoas, se realizada a preto e branco, vai conseguir transmitir outro tipo de sensações quando a olhamos. Procurem ângulos diferentes, agachem-se ou elevem-se e explorem as distorções óticas das objetivas, com pontos de fuga, com linhas retas ou curvas. Deem asas à vossa criatividade.

As cidades estão repletas de motivos…

Nas praças, procurem zonas mais elevadas do que os vossos motivos.

E já sabem, a fotografia mostra o vosso olhar.

Boas fotos 

__________________________________________________________________

Publicado em  Inominável nº 10

por Gil Cardoso autor do blog Gil Cardoso

Siga-nos no Bloglovin

3 comentários