Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Revista Inominável

A revista para lá da blogosfera!

Ter | 27.10.15

Estar no Ponto

“Começar em grande”, disseram-me assim que propus escrever esta crónica. Foi então que me senti encurralada, não havia qualquer alternativa que destronasse o vegetal das princesas. Em destaque surgiria a abóbora.

Com o fim do verão, as abóboras não resistem a dar um ar da sua graça, salpicando os chãos do país um pouco por todos os cantinhos, ainda verdejantes. Notei isso bem cedo, este ano, no meu pequeno quintal. Foi lá que colhi uma, bem madurinha, recheadíssima de nutrientes e livre de produtos químicos, para vos apresentar duas fabulosas receitas de snacks práticos e deliciosos. De facto, os tons laranja chegaram em força esta estação, e a tendência não podia escapar aos nossos pratos mais saudáveis.

abóbora-em-fundo-branco-com-pedaço-cortado-14139

10 razões para se render aos poderes da abóbora nesta estação

Ilumina a pele. Rica em beta-carotenos, que lhe conferem o arrojado tom laranja, a abóbora protege a pele dos raios UV. Além disso promove a sua regeneração, evitando o envelhecimento.

Olhos bonitos. A abóbora ajuda-o a manter uma visão saudável, devido ao seu teor em pró-vitamina A, zeaxantina e luteína.

Benditos antioxidantes. A abóbora vem munida de diferentes tipos de antioxidantes, capazes de retardar o envelhecimento e de ajudar a prevenir o aparecimento de cancro.

Sempre na linha. Apesar do tamanho, a água constitui cerca de 90% do seu conteúdo. Além disso, é um alimento riquíssimo em fibra, aumentando a saciedade e facilitando a digestão. Uma ótima aliada na perda de peso.

Coração forte. Devido a algumas propriedades, como o seu teor em betacarotenos ou em potássio, a abóbora contribui para uma boa saúde cardiovascular.

Virilidade no auge. Ouviram bem; o seu teor em zinco potencia a saúde sexual masculina, ajudando a regular os níveis de testosterona.

O melhor está por dentro. A polpa e as sementes, que muitas vezes são jogadas fora, são aliadas poderosas na saúde. Aprenda a tirar partido delas.

Plante a semente e colha os frutos. As sementes de abóbora são extremamente nutritivas, ricas em proteína, fitoestrogéneos e triptofano, ajudando a regular os níveis de colesterol, protegendo contra a artrite, melhorando a função cerebral e potenciando ainda a sensação de felicidade. Quer melhor?

Spa em casa. A polpa, além de rica em nutrientes, é um excelente ingrediente para uma máscara facial caseira. Experimente juntar a meia chávena de puré de abóbora, um ovo e uma colher de mel. Aplique durante 30 minutos e, no final, enxague bem. Verá assim a sua pele hidratada por produtos naturais.

Contra a diabetes. A abóbora pode ainda ajudar na manutenção do índice glicémico e na redução da resistência à insulina. É uma possível arma contra a diabetes, existindo alguns estudos nesse sentido.

 

Artigo de Dona Pavlova autora do blog Dona Pavlova e participante nos blogs Aprender uma coisa nova por diaClube de Gatos do Sapo e Amigos dos Animais e de Rita Fonseca autora do blog Happy & Healthy

(in revista nº 0)

Siga-nos no Bloglovin