Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Revista Inominável

A revista para lá da blogosfera!

Qua | 21.06.17

Então é assim... | Baleia Azul

Então é assim... | Baleia Azul

 

Surgiram nas últimas semanas em Portugal as primeiras notícias sobre o desafio da Baleia Azul. Quando vi pensei que seria algum desafio para não chegar ao Verão em modo sereia - metade mulher, metade baleia. Mas não, ainda é mais estúpido do que isso. Um bando de 'Curadores' incentiva jovens a realizarem desafios, como cortarem no braço uma espécie de tatuagem em sangue com uma baleia, verem filmes de terror e colocarem-se em situações de perigo, como topos de prédios. A minha questão é - mas está tudo estúpido???

 

Embora a reacção natural seja “as crianças estão estúpidas”, eu foco-me nos pais e educadores em geral. O que leva um adolescente a aceitar estes desafios é claramente falta de atenção, falta de educação e falta de afecto. Se as crianças forem educadas para saberem lidar com os sentimentos, para saberem conversar e para terem o mínimo de resiliência, dificilmente cedem a estes desafios. Há muita tendência para os pais dizerem “também já fui adolescente e nunca me meti nestas coisas” mas vá lá, façam esse esforço comigo, comparem lá o mundo em que foram adolescentes com o mundo actual. Se aquele miúdo parvo gozava convosco, ao fim do dia iam para casa e pronto. Agora os miúdos vão para casa e continuam a ser massacrados via redes sociais. Et voilà, essa coisa estranha do cyberbullying não são os bichos papões dos hackers que atacam os vossos filhos, são os miúdos da escola (que sempre existiram e vão existir) que brincam e massacram até à exaustão. E sim, a culpa é desses miúdos. E dos pais deles.

 

Mas agora vou pedir a todos mais um esforço - se o vosso filho chega a casa com má cara e diz que “não é nada”, o que é que fazem? Deixam-no ir para o quarto porque é isso que ele faz todos os dias? Obriguem-no a pelo menos uma vez por semana a estar na sala e conversar convosco. Não é insistir para contar o que aconteceu, é simplesmente obrigá-lo a perceber que ele tem ali os pais se quiser falar. Ou os irmãos, ou a tia ou os primos. Mas que tem alguém.

 

A Baleia Azul é uma merda, é. Mas pior que isso são as Bestas Quadradas que pairam neste mundo, e se lutarmos contra estas não há baleia que resista.

 

 

______________________________________________________________________

Publicado em Inominável nº 8

por Miss F, autora do blog Reading in Style

Siga-nos no Bloglovin
 

1 comentário

Comentar post