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Revista Inominável

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Qua | 27.12.17

Dicas de Farmacêutica | Terei gripe ou estarei só constipado?

Chegou o frio e com ele as tão temíveis doenças de inverno. Nunca sabemos bem: terei gripe ou estarei só constipado? Vamos lá tirar umas dúvidas.

A constipação é normalmente uma situação mais comum e menos grave do que a gripe.

 

 

A constipação é uma doença infecciosa viral do aparelho respiratório superior, que afeta sobretudo a cavidade nasal. Existem mais de 200 vírus associados às causas da constipação, sendo os mais comuns os rinovírus.

 

Quais são os sintomas da constipação?

  • Fadiga ligeira
  • Dores de cabeça ligeiras
  • Tosse ligeira
  • Nariz entupido
  • Garganta irritada
  • Espirros
  • Raramente dá febre
  • Normalmente dura 3 ou 4 dias

 

A gripe é uma doença causado por um vírus (Influenza) que é transmitido através de partículas de saliva de uma pessoa infectada, expelidas sobretudo através da tosse e espirros mas também por contacto direto, por exemplo através das mãos.

 

Quais são os sintomas da gripe?

  • Cansaço
  • Febre elevada
  • Dores de cabeça fortes
  • Tosse persistente
  • Dores musculares e articulares
  • Nariz entupido
  • Garganta inflamada
  • Espirros
  • Pode durar 3 a 4 semanas

 

Como podem observar, muitos dos sintomas são semelhantes, daí a confusão entre estas duas doenças de inverno. Convém sempre desconfiar de uma constipação muito prolongada no tempo... Quase toda a gente já esteve constipada, mas felizmente muitos de nós nunca tiveram gripe.

 

A grande vantagem da gripe é que pode ser prevenida através da vacina. Esta é aconselhada a pessoas com idade igual ou superior a 65 anos, a doentes crónicos e imunodeprimidos, a grávidas, aos profissionais de saúde e a crianças e jovens internados em instituições. Se pertence a algum destes grupos, ainda vai a tempo: até ao final do ano pode levar a vacina da gripe. Lembre-se de que a vacinação é a melhor prevenção!

 

 

Existem também algumas medidas muito simples para prevenir estas duas doenças:

  • Lavar as mãos frequentemente
  • Tocar o menos possível em objetos públicos (puxadores de portas, corrimões, transportes públicos, )
  • Evitar tocar com as mãos sujas nos olhos, nariz e boca
  • Beber muita água (1,5 Litros por dia)
  • Fazer uma alimentação saudável, ingerindo alimentos ricos em proteínas e vitaminas
  • Fazer exercício físico
  • Dormir bem
  • Evitar mudanças bruscas de temperatura
  • Evitar grandes ajuntamentos, sobretudo em recintos fechados (centros comercias inclusive)
  • Melhorar a circulação de ar, abrindo as janelas
  • Proteger o nariz e a boca enquanto espirra ou tosse
  • Usar lenços descartáveis
  • Evitar bebidas alcoólicas
  • Não fumar

 

Parece uma lista muito grande de conselhos, mas todos são importantes para passar um inverno com saúde e para aproveitar esta época do ano da melhor forma. Também há muita coisa boa para fazer no inverno: passear, conviver à volta da fogueira com os amigos, fazer desportos de inverno e ter um Feliz Natal, cheio de Saúde!

 

 

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Publicado em Inominável nº 11

por Margarida de Sá, autora do blog Dicas de Farmacêutica

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