Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Revista Inominável

A revista para lá da blogosfera!

Qua | 28.06.17

Dicas de Farmacêutica | "Farm" a transportar para umas férias seguras

Dicas de Farmacêutica |

 

Já cheira a férias, por isso este artigo pretende ser uma ajuda para todos aqueles que estão quase a fazer as malas e partir para mais uma aventura merecida, após um ano de trabalho.

 

Para a mala de viagem estar completa não podem faltar os medicamentos, pois nunca se sabe o que pode acontecer, e esta medida pode prevenir muitos dissabores que poderiam estragar esses dias tão esperados. Nalguns países, as farmácias são escassas, os medicamentos são outros e os cuidados básicos de saúde quase não existem, por isso mais vale prevenir.

 

Dicas de Farmacêutica |

 

Vamos então às "listas da saúde" a transportar na mala de viagem.

 

MEDICAMENTOS:

 

- Analgésicos (para as dores) e antipiréticos (para a febre)

- Antigripal

- Gotas descongestionantes para o nariz (também vão dar jeito se a viagem for de avião)

- Medicamento para a diarreia

- Medicamento para a prisão de ventre

- Normalizador da flora intestinal

- Sais de reidratação oral

- Anti-histamínico (para as alergias)

- Pomada com antibiótico

- Pomada antifúngica

- Antiácido (para a azia e indigestão)

- Antiespasmódico (para dor e desconforto abdominal)

- Comprimidos para o enjoo

- Antibiótico de largo espectro (pedir receita e aconselhar-se com o médico).

 

 

OUTROS:

 

Repelente de insetos

Protetor solar

Pensos rápidos

Solução desinfetante (pode ser em toalhetes)

Ligadura elástica autoaderente

Tampões para os ouvidos

Preservativos

 

Além destas listas, deverão sempre incluir toda a medicação crónica para o período da viagem, seja ela de uma semana, um mês ou seis meses, pois os medicamentos diferem de país para país e o acesso aos mesmos também não é sempre o mesmo. Devem levar fotocópias das receitas médicas e/ou comprovativos médicos de todos os tratamentos que estão a fazer (com o nome completo do utente, nome genérico do medicamento, dosagens, preferencialmente escrito em inglês). Isto é uma regra crucial em muitos países, onde a entrada com alguns medicamentos pode ser dificultada.

 

Dicas de Farmacêutica |

 

Se necessita de transportar medicamentos injetáveis, como no caso de pessoas com diabetes que aplicam insulina, acondicione as agulhas em embalagens lacradas que deverão ser apresentadas à segurança do embarque juntamente com a receita, já que não são permitidos objetos perfurocortantes a bordo.

 

Não se esqueça de que na bagagem de mão (se a viagem for de avião), para transportar líquidos o limite da embalagem é 100 ml.

 

Dicas de Farmacêutica |

 

Se utiliza algum medicamento que precisa de ser conservado no frigorífico deve solicitar previamente o apoio da companhia de aviação, já que não é permitido entrar no avião com gelo.

 

Muito importante também é verificar quais as vacinas obrigatórias e as aconselhadas para cada país. Neste campo, acho importante e aconselho sempre uma ida à consulta do viajante. Paga-se, mas vem-se de lá com a certeza de que se fez tudo certinho para partir em segurança.

 

Se fizer férias próximo de casa, o principal mesmo é não se esquecer dos cuidados a ter com o sol e com as altas temperaturas.

 

Aqui ficam algumas dicas importantes para este verão:

 

- Aumentar a ingestão de água. A hidratação é um cuidado básico durante todo o ano, mas com altas temperaturas não pode mesmo ser esquecido.

- Nos períodos de maior calor, procurar permanecer em ambientes frescos e evitar atividades que envolvam maior esforço físico.

- Evitar a exposição direta ao sol entre as 11 e as 17 horas.

- Fora de casa, utilizar roupa que cubra a maior parte do corpo, chapéu de abas largas, óculos com proteção contra radiação UVA e UVB, e protetor solar com SPF igual ou superior a 30. Em praias e piscinas, renovar a aplicação de protetor solar de 2 em 2 horas e após os banhos.

 

Lembre-se de que o sol brilha em todos os lugares, não apenas na praia. Proteja-se!

 

Dicas de Farmacêutica |

 

Boas férias e boas viagens!

 

 

____________________________________________________________________

Publicado em Inominável nº 8
por Margarida de Sá, autora do blog Dicas de Farmacêutica

Siga-nos no Bloglovin