Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Revista Inominável

A revista para lá da blogosfera!

Ter | 07.03.17

Carnaval

O Carnaval, também conhecido como Entrudo, é uma festa pagã que se comemora em Portugal sempre a uma terça-feira, 47 dias antes do domingo de Páscoa. É uma época de muita diversão, alegria, brincadeiras e muitas risadas.

O Carnaval começou a ser festejado como forma de agradecimento aos deuses pela boa colheita do ano. Atualmente é apelidado de “o adeus à carne” e marca a véspera de um período de jejum e de algumas privações antes de se iniciar a quaresma. É hábito as pessoas degustarem verdadeiros manjares nos dias anteriores como forma de prepararem o período de jejum e privação que se avizinha.

No nosso país é também uma época de Desfiles de Carnaval. Decorrem em diversas cidades do país como Ovar, Estarreja, Torres Vedras, Loulé, etc., onde por norma é feita uma crítica social a diferentes níveis, recorrendo sempre ao sentido de humor para satirizar o estado da sociedade. Há verdadeiras romarias aos locais dos desfiles e há, também por isso, diversas roulotes para alimentar os foliões.

001.jpg

Nesses espaços nunca podem faltar as farturas e os churros, verdadeiras iguarias que fazem as delícias dos mais novos e dos graúdos também. Assim, trago-vos 2 receitas, uma de farturas e outra de churros; ao contrário daquilo que muita gente pensa, estas duas iguarias não são diferentes apenas no tamanho, a própria massa é diferente, pois os churros levam ovos, açúcar e a massa é cozida, enquanto que as farturas não. 

 

Para além disso, são receitas muito simples e práticas, precisando apenas de uma máquina chamada “dispara biscoitos” ou de um saco de pasteleiro com 2 bicos de pasteleiro, um mais fino para os churros e outro mais grosso para as farturas.



Farturas

002.jpg

 Ingredientes

300gr de farinha
2.5 dl de água
1 colher de café de sal
Óleo para fritar
Açúcar e canela para polvilhar

Preparação

Coloque o óleo a aquecer (deve utilizar um recipiente fundo para que as farturas fiquem submersas). Misture a farinha, o sal e a água fria, e mexa bem até ficar uma mistura homogénea.
Coloque a massa na máquina ou no saco de pasteleiro e leve a fritar no óleo bem quente. Faça espirais com a massa, de preferência de dentro para fora, e vire quando estiverem douradas. Retire e coloque sobre papel absorvente. Corte com o tamanho desejado e passe-as imediatamente por açúcar e canela.

 

Churros

003.jpg

Ingredientes

1 caneca de água
1/3 da caneca de manteiga
2 colheres de sopa de açúcar amarelo
1 pitada de sal
1 caneca de farinha
3 ovos
Óleo para fritar
Açúcar em pó e canela para polvilhar

Preparação

Coloque ao lume um tacho com a água, a manteiga partida aos bocados, o açúcar e o sal, e deixe estar até ferver e a manteiga derreter. Retire do lume, junte a farinha e mexa até ficar uma bola homogénea. Volte a colocar o tacho ao lume e mexa até a bola se descolar dos lados. De seguida junte os ovos um a um, mexendo muito bem entre cada ovo para ficarem bem incorporados na massa.

Coloque a massa na máquina ou no saco de pasteleiro e leve a fritar no óleo bem quente. Faça espirais com a massa, de preferência de dentro para fora, e vire quando estiverem dourados. Retire e coloque sobre papel absorvente. Corte com o tamanho desejado e passe-os imediatamente por açúcar e canela.

 

Bom Apetite e Bom Carnaval!

____________________________________________

Publicado em Inominável nº 6
por Dona Pavlova autora do blog Dona Pavlova e participante nos blogs Aprender uma coisa nova por diaClube de Gatos do Sapo e Amigos dos Animais

Siga-nos no Bloglovin