Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Revista Inominável

A revista para lá da blogosfera!

Qua | 24.02.16

Amor e cinema: a mistura perfeita! #1

Alguém será capaz de imaginar o cinema sem o tema do amor? Alguém conseguirá calcular quantos filmes se fizeram sob a capa de um dos sentimentos mais incondicionais da natureza humana?

Só na Índia, um dos países com maior produção cinematográfica do mundo, as histórias de amor apresentadas no grande “écran” sucedem-se. Naturalmente, são as enormíssimas comunidades espalhadas pelo mundo as grandes consumidoras deste tipo de cinema, quase sempre acompanhado de músicas e danças. Um dos filmes mais célebres é o Sholay e remonta a 1975, sendo um excelente exemplo do que acabei de escrever.

Mas o amor como grande impulsionador do cinema está outrossim presente na indústria cinematográfica ocidental. E desde os primórdios. Actores como Douglas Fairbanks, Rudolfo Valentino e obviamente Charlie Chaplin usaram o amor, com todas as suas venturas e desventuras, como tema residente dos filmes que realizaram, produziram e em que participaram. Eis então uma curta-metragem com mais de 100 anos onde o maior de todos os actores de cinema surge na sua tão característica figura de Charlot. O filme chama-se “The Tramp” e deve ser visto na sua totalidade para que entendam toda a mensagem.

Conforme decorria o século XX, mais se acentuavam as longas-metragens sobre o tema do amor. Um dos melhores filmes de Hollywood (neste momento está em 4º lugar em algumas listas!) tem como base para além de uma guerra (outro dos frequentes temas no cinema!), uma história de amor. Falo de “E Tudo o Vento Levou”. Um longuíssimo filme que tem marcado gerações. Uma longa-metragem que todos nós, provavelmente, já vimos. No meu caso mais que uma vez.

 (continuação)

______________________________________________________________________

Publicado em Inominável nº 2
por José da Xã, autor dos blogs LadosAB e José da Xã 
e participante nos blogs O Bom, o Mau e o FeioA Três Mãos e És a nossa Fé!

Siga-nos no Bloglovin